A MOTIVAO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SRIES FINAIS (7 E 8 SRIES) PARA REALIZAR AS AULAS DE EDUCAO FSICA
Autor: Andr Luis Xavier Peres
A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SÉRIES FINAIS (7ª E 8ª
SÉRIES) PARA REALIZAR AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Bacharel e licenciado em Educação Física pela PUCRS André Luis Xavier Peres
Bacharel e licenciado em Educação Física pela PUCRS Bruno Borrin Marcinkowski
Orientador. Professor orientador da Faculdade de Educação Física da PUCRS
Ricardo Reuter Pereira ricardo.pereira@pucrs.br
(Brasil)
2012
RESUMO
O estudo teve como objetivos principais: analisar a motivação dos alunos do Ensino Fundamental,
da sétima e oitava séries, para a prática da Educação Física, identificando se os motivos que
levam a 7ª série à prática de Educação Física são os mesmos da 8ª série. E também verificar
quais os principais aspectos motivacionais que levam a amostra a praticar a Educação Física.
Foram investigados 35 alunos de uma turma de 7ª série e 35 de 8ª série de uma escola da cidade
de Porto Alegre/RS. Foi utilizado um questionário de motivação de Gill et al. apud Okubo (2003)
composto de 16 questões adaptadas para o ambiente da Educação Física escolar. Após a análise
e discussão dos resultados, verificou-se que, os principais aspectos motivacionais dos alunos
do Ensino Fundamental (7ª e 8ª série) para a prática de Educação Física, estão relacionados às
categorias status, forma física, amigos, equipe e diversão. Os principais aspectos motivacionais
para a 7ª série estão relacionados à: status, forma física e amigos e para a 8ª série; equipe, forma
física e diversão, portanto, somente a forma física foi relacionada pelas duas séries. É necessário
saber dos conceitos de motivação, assim, podem-se adotar melhores estratégias para uma boa
aula de Educação Física.
Palavras-chave: Motivação. Educação Física. Escola.